Leia, no PNE 2011-2020, as 20 metas previstas para a próxima década e comente a respeito aqui, no Fórum de Discussão, até a data estipulada. Não serão aceitos comentários do tipo: concordo, não concordo, é bom, não é bom etc. Procure se aprofundar nas suas colocações, Ok?

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Data final: 14 de Junho

Valor da atividade: 3,0 pontos

20 metas para a próxima década

Atividade PNE 2011/2020

Silvana Faria Barcelos Mota | 01/06/2011

O art. 1º diz que o PNE 2011/2020 visa cumprir o disposto no art. 214 da CF. No art. 2º as diretrizes contemplam os itens do art. 214 acrescido de mais cinco(III, VI, VIII, IX e X), os quais englobam aspectos importantes para a consecução dos demais já previstos. Do art. 3º ao 12º são abordados o tempo, as condições, os pré-requisitos, os órgãos encarregados, o envolvimento de pessoal, a responsabilidade dos sistemas de ensino de entes federados, os planos de educação, os recursos
materiais e financeiros para o cumprimento das metas constantes do Anexo desta lei. Para a avalição da qualidade do ensino, o IDEB se baseará em dados de rendimento escolar apurados pelo censo escolar da educação básica combinados com os dados relativos ao desempenho dos estudantes apurados na avaliação nacional.
As vinte metas do PNE 2011/2020 têm por objetivo primordial universalizar toda a educação básica e favorecer o ingresso na educação superior. Elas contemplam as faixas etárias de cada etapa bem como atendem àqueles em atraso escolar. Também enfatizam a necessidade de alfabetizar todas as crianças de até, no máximo, os oito anos de idade e reduzir o analfabetismo. Incluem a população do campo, os indígenas, o atendimento especiliazado aos educandos com deficiência, transtornos globais e altas habilidades ou superdotação. Ressaltam a importância do preparo e qualificação profissional, os meios e subsídios para que todas as ações possam se concretizar. Essas metas não só querem elevar a escolaridade média da população, mas uma educação de qualidade, que atinja médias nacionais,comprovada através do IDEB. Também estão voltadas para a valorização dos profissionais do magistério, para educação profissional técnica de nível médio, EJA, formação de professores da educação básica em nível de pós-graduação stricto sensu, nomeação comissionada de diretores, ampliação de doutores e mestres, educação integral em 50% das escolas públicas, elevação da taxa de matrículas em todas as etapas e modalidades e ampliação progressiva do investimento público em educação.
Para que atinjamos todas as metas, ou pelo menos de forma parcial, já que temos prova suficiente do descaso com a educação, seria necessário uma mudança radical, um investimento de acordo com as necessidades de nosso país, um trabalho voltado para a valorização da educação, uma transformação cultural do povo. Políticas públicas de incentivo e manutenção de recursos destinados ao cumprimento dessas metas seriam imprescindíveis para tantas melhorias dentro da educação, mas as verbas são desviadas ou mesmo nem destinadas como deveriam, o que agrava ainda mais os problemas educacionais. Será mesmo muito difícil acreditar e ver essas ações se concretizarem durante essa década, tanto por parte do governo como dos profissionais da educação, do alunado e da população.

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